segunda-feira, 21 de setembro de 2009

É uma fartura...


De multas!!! Quase três semanas em terras eslovenas e já coleccionamos duas... Espectáculo, se não fosse para chorar (os 250 euros na totalidade) seria para rir. A esta velocidade vertiginosa a média está praticamente em uma por semana, que é mais ou menos como quem recebe o jornal semanal em casa.
Já tinha dito que adoro os eslovenos? Pois disse... mas agora faço aqui um aparte, detesto a autoridade por estes lados!
O primeiro "excelente" contacto foi logo à chegada, mesmo na fronteira, somos mandadas parar e não, não foi para dar as boas vindas, vem de lá uma policia rechonchudita a pedir documentos e logo de seguida "vinheta"! WHAT??? Mais qual vinheta pah??? Nós a tentarmos por todos os meios explicar que temos tudo em ordem, que em Portugal circulamos sem problemas desta forma... Mas depois de muito esforço de comunicação lá compreendemos que para circular na Eslovénia necessitamos de uma vinheta, que é colada no vidro da frente da viatura e que nos permite utilizar as auto-estradas assim ao estilo da via verde. Todos os carros têm que obrigatoriamente possuir esta vinheta, ou estão sujeitos a multa, a nossa pelos vistos foi levezinha (150 euros), pois costumam ser bem mais pesadas. Mas de qualquer forma, não deixou de nos irritar porque como é que era suposto sabermos que necessitávamos disso? Diz que havia sinais... Em esloveno? Amiguinha não pescamos nada da língua ainda tentei explicar! E a sra policia rechonchudita ainda nos diz que devíamos ter comprado numas bombas antes de entrarmos no país ou então na fronteira... HELLOOO!!! Passámos a fronteira há 2 metros!!!! Ok tentei acalmar-me nessa altura, porque é que não nos vendeu a m**** da vinheta? A esta altura já estávamos a dizer asneiras em português e a chamar nomes à senhora sempre com um ar muito natural para que não nos percebe-se... é que o visa já estava a passar...
E foi assim o meu primeiro contacto com a autoridade deste país, lá seguimos com o cartão mais leve e com a tal vinheta que depois de paga a multa tão atenciosamente a sra policia rechonchudita nos vendeu! Tão querida.
Hoje, eu aqui em casinha com o bolo de laranja pronto e liga-me o meu monguinho (estamos um bocadito de amuo no momento) a dizer "amor acabei de apanhar uma multa". Pelos vistos ia a 120 num lugar onde devia ir a 80, mas que pelos vistos é uma auto-estrada "so"... what the f....??? Teve azar que iam à paisana atrás dele, teve sorte que costuma ir a 180 normalmente...
Resumindo, aqui a policia é um bocadinho mafiosa, só um bocadinho... Por outro lado acabei de descobrir o senão aqui na Eslovénia, porque também tanta perfeição até chateia!

2 comentários:

  1. Uma semana depois, não à entrada, mas sim à saída, uma simpática senhora Eslovena fardada também nos pediu a maldita vinheta..."Vinheta? qual vinheta?" também nos disse que estava tudo explicado nas grandes placas de informação em Esloveno. "Placas?...Quais Placas? com letras minúsculas em Esloveno, claro. Depois de muitas asneiras e de os ter acusado de ladrões e oportunistas lá se foram 150€. Tirando esse pequeno pormenor o país é fantástico. Uma semana depois nova multa, agora na Croácia, excesso de velocidade. Parece evidente que nestes países há uma tendência de caça ao turista.

    ResponderEliminar
  2. Claramente, mas nós por agora até nem somos turistas, porque estamos cá a viver, mas... matrícula estrangeira já se sabe.
    E estava tão entusiasmada com o meu novo país, fizeram-me uma certa azia mal cheguei... Mas sim é fantástico o país.

    ResponderEliminar