domingo, 4 de outubro de 2009

Itália, considerações


Já aqui referi anteriormente a road trip que eu e a M. fizemos até chegar à Eslovénia, relembro então aqui uma parte do nosso percurso, Itália.
Durante a nossa viagem por Itália, eu e a minha cunhadex, tivemos oportunidade de visitar duas cidades que sempre considerámos de sonho, Milão e Veneza.
Antes de deixar o meu parecer, tenho que dizer que tivemos imensa pena de termos entrado em Itália de noite porque, como entrámos junto à costa, a paisagem é magnifica, sendo assim tínhamos apenas o vislumbre da luz do luar, numa noite verdadeiramente quente. Éramos nós, a estrada e do nosso lado direito enconcostas que acabavam gloriosamente a beijar o mar... e as casas por ali abaixo a dar um ar de uma Itália no mínimo pitoresca. Esqueci-me de um pormenor, recapitulo então, éramos nós, a estrada, as encostas, o mar, as casas e... túneis! Túneis que não acabavam, credo! Nunca vi tanto túnel seguido na minha vida, mas mesmo nunca!!! E, tendo em conta que cada vez que entrávamos num apitávamos (ao que parece dá sorte, disse a maluquinha ao meu lado) já tínhamos o bracinho cansado. Contudo estávamos com a pedalada toda porque o objectivo era chegar a Milão e pernoitar por lá.
Assim, era 1h da manhã quando chegámos, com sono, sem hotel e sem bateria nos dois telemóveis (tendo deixado pessoas para morrer do coração). Depois de visitar 3 hotéis lá ficámos pelo Regina, 150 euros e uma cama de sonho.
De manhã, bem de manhã, como é que vos hei-de dizer?... ACORDÁMOS EM ITÁLIA! Havia magia nisso, não sei explicar, abrimos as cortinas da janela e vimos uma cidade tão cosmopolita como sempre imaginámos, ou melhor ainda! Rapidamente nos vestimos para tomar um pequeno-almoço italiano e para passar a manhã a descobrir um pouco de Milano. Logo à saida do quarto fomos presenteadas com um maravilhoso Buongiorno!!! O que aquilo nos fez à alma não sei pôr por palavras, mas sei que nos fez sorrir por fora e por dentro! Depois quando pusemos o pezinho fora do hotel foi tudo um sonho, como andar sobre as nuvens, a língua é uma delícia, envolve-nos para depois nos derreter e fazer sentir estupidamente felizes. Milão é... uma cidade fabulosa! As pessoas lindas e fantasticamente vestidas, um trânsito caótico encantador, vespas e mais vespas por todo o lado, transportando senhoras de vestido e salto alto ou homens elegantemente vestidos de fato. As lojas, aiii as lojas, não imaginam o tamanho e o bom gosto daquela H&M que visitámos! O momento alto da manhã foi quando pudemos dizer a nossa palavra favorita em italiano, "atraversiamo" (sim, nós lemos Comer, Orar, Amar). Não queríamos sair dali, queríamos de facto viver ali!!! A magnifica Piazza del Duomo, as lojas de griffes e mais griffes em Via Montenapoleone e Corso Venezia que nos fizeram babar, apontar e gritar histericamente, confesso. Mas, a viagem tinha que continuar, porque o objectivo era chegar à Eslovénia pela hora de jantar, por isso depois de um pequeno-almoço em Milão, esperava-nos um almoço em Veneza.
Veneza, sempre sonhámos com Veneza, aquele nosso lado romântico que sempre desejou andar de gondola pelos canais fora e ouvir cantar em italiano ia finalmente ser satisfeito.
A entrada na cidade numa ponte sobre o mar, fantástica, avizinhava-se algo imponente, grandioso que nos iria maravilhar! Quando chegámos, bem quando chegámos, WTF??? Cadê Veneza? Estávamos perante uma praça enorme com obras e mais obras, um horror, trânsito de meter medo (nada como o encantador trânsito de Milão), estacionar era mentira, para estacionar só metendo o carro num parque, o dinheiro que se ganha em parques e a quantidade existente faz deste um negócio extremamente lucrativo por aquelas bandas.
Depois de muito circular lá achamos um parque baratinho, e fomos à descoberta de Veneza.
Não tivemos que andar muito e lá chegámos, ao maravilho mundo dos canais, um cenário calmo e romântico, com um intimismo de cortar a respiração... não, não, não , não, não... Rebobinar!!! Isto era o que imaginávamos, isto foi o que realmente aconteceu:
M. para S. : Isto é que é Veneza?
S.: .... (sem discurso)
Veneza, a p... da confusão!!! As centenas de turistas eram esperadas, até porque estávamos em inicio de Setembro, época de férias para muitos, mas os vendedores por todo o lado, tipo pragas? Barracas de cacarecos montadas em cada canto, para não falar nos canais entupidos por barcos, não, não eram gondolas, essas eram em numero reduzido, eu falo de barcos a motor, grandes e pequenos, um autentico engarrafamento aquático! Mas, desilusões á parte, lá andámos, comemos um gelato fabuloso, apreciamos a arquitectura, que é imponente, ouvimos um ciao bella, que nos fez bem à auto-estima e lamentámos quase sempre a comercialização desenfreada do local...
Partimos com a certeza de que quando contássemos aos amigos que não tínhamos vontade de regressar a Veneza nos achariam loucas, dementes e umas exageradas.
Arrivederci Italia, atraversiamo...





(Para que não restem dúvidas algumas imagens da Veneza que vimos.)

Sem comentários:

Enviar um comentário