domingo, 20 de setembro de 2009

Vamos relaxar...


Simplesmente não é admissível ver por ai tantos blogues que falam em falta de cultura e ignorância generalizada com base apenas no nível de escolaridade de um individuo. Eu sou formada e nunca julguei os meus pares com base no nível de formação que possuem. Acho que entraria num caminho de discriminação e juízo prévio que simplesmente não combinam comigo. Na faculdade tive uma cadeira que se chamava Cultura Portuguesa e que me fez ganhar uma maior noção em relação ao significado e tudo o que engloba. Sendo assim cultura:
"São práticas e acções sociais que seguem um padrão determinado no espaço.Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social;É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período."
Cultura somos nós, cada pessoa, com todas as suas diferenças, com todas as suas crenças e valores pessoais. O que interessa a escolaridade? As pessoas são menos formadas por isso? A formação adquire-se também ao longo da vida, cada qual tem objectivos e sonhos, por vezes não há condições de se realizarem, outras vezes simplesmente não existe a ambição de estudar. Temos que respeitar o caminho de cada um, ou serão assim tão importantes as estatísticas? Estar numa excelente posição numa tabela? É isso que vai dizer quem somos? Porque eu acho que somos um povo bem simpático, um grupo heterogéneo, é nas diferenças que encontramos a riqueza! O que não aprendemos nos livros aprendemos muitas vezes com o "povo"...
Vamos simplesmente ser felizes com a diversidade, podemos aprender tanto uns com os outros, não podemos ser tão limitados, não podemos ser sempre tão negativos! Isso sim, é uma desvantagem...
Vejamos os brasileiros, têm tantos problemas e a grande maioria vive com tão pouco mas são felizes porque vivem de optimismo! Não será isso uma arma tão ou mais forte do que a formação académica? Não estou a relativizar a necessidade de uma educação superior, apenas acho que existem inúmeras razões para que não aconteça em maior número em Portugal, a vida de cada um é feita de opções e "cada um sabe das suas" como se costuma dizer...
(A foto trata-se de um a ironia, não sendo de maneira nenhuma uma tentativa de ferir susceptibilidades.)

Sem comentários:

Enviar um comentário