quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Nova lei


Ontem no jornal da manhã estavam a noticiar que o governo aprovou uma nova lei, todos os ginásios devem ter profissionais licenciados a exercer (de cerca de 20.000 instrutores 70% não tem formação académica, inacreditável).
Ora, o que me pareceu uma noticia muito boa e uma lei (finalmente) de qualidade, depressa foi transformada pela jornalista numa medida descabida e injusta (não fosse o jornal da TVI).
Vamos lá ver se nos entendemos, andam milhares de jovens a estudar para obter um curso e depois vêem os seus lugares ocupados por pessoas que não têm o mínimo de formação na matéria, mas convêm aos ginásios porque têm um salário francamente inferior.
A jornalista alegava que milhares de pessoas vão ficar desempregadas, sim é triste, mas e as outras milhares que ainda estão? Depois de tanto esforço, de tantos anos a matar a cabecinha?
Para ridicularizar ainda mais a situação entrevistam uma PT (personal trainer) que admite que não tem formação, mas que profere a brilhante afirmação "para que é que adianta andar a estudar os músculos e os ossos tantos anos? O importante é o contacto com as pessoas!". Hello querida, existe uma coisa que se chama estágio durante o curso! Ninguém sai de lá sem nunca ter efectivamente posto os conhecimentos adquiridos em prática! Essa menina devia estudar para dar valor e ver o que custa e, claro, aprender!
Depois para embelezar o cenário ainda entrevistam as senhoras que frequentam o ginásio e que garantem que as "mocinhas que aqui trabalham são todas muito simpáticas". Sim minhas queridas, mas lá porque o senhor do talho é muito simpático não quer dizer que possa fazer um transplante de rim, ou lá porque a senhora aqui do andar de baixo é uma querida não quer dizer que tenha habilitações para ensinar crianças a ler e a escrever! Para isso, como para tudo, existem pessoas qualificadas, que estudaram, que se formaram e que muitas vezes estão desempregadas porque existem soluções "mais em conta". Eu admito, fiquei muito satisfeita com esta lei, até que enfim uma grande decisão!

2 comentários:

  1. Que engraçada! Vamos lá ver se nos entendemos....Como sempre existiu e existira bons e maus profissionais! Sendo licenciados ou não! Só mesmo neste país! Com tantas coisas para mudar... muda-se, pois! mas para pior! Então queremos um país só de licenciados! Óptimo! Mas em todas as áreas e profissões certo? Porque agora e tao impotante licenciados só nos ginásios? Se alguém tiver um ataque cardíaco, será que o licenciado sabe o que fazer? Se calhar vai pedir ajuda, chamar alguém que tem um curso de socorrismo? certo? E será quem esta assim tão feliz por ser licenciado e ter emprego com facilidade, a custa da infelicidade dos outros?!!!, então que vão fazer os 70% que tem experiência profissional, e alguns casos gastaram balúrdios em cursos técnicos profissionais? DESEMPREGO. Espectáculo! Então e será que não e importante quem tem filhos e os deixa na cresce, quem toma conta deles, quem lhes muda as fraldas? e a Licenciada? Queriam não e? são as auxiliares!!! Enfim... como noutras profissões! Isto e um exagero!Tem de haver um meio termo! Já se diz... que os profissionais de ginasio tem 3 meses para pedir ao IDP uma avaliação para serem qualificados em termos profissionais! Óptimo! Eu ate conconcordo com o Dec. Lei 385/99 de 208/09, e que futuramente na sala, quem prescreve exercício físico, no caso dos PT, tenham uma licenciatura ou formação especializada..mas aulas de grupo, em que neste momento são aulas já coreografadas, elaboradas por grandes profissionais, que são o caso dos BTS eu pessoalmente já vi licenciados que não sabem nem tem jeito nenhum para dares as aulas! Alem disso em relação ao BTS, funciona bem em vários países! Tenho uma amiga que não e licenciada e esta a dar aulas de BTS na Irlanda!Como acontece em muitos países que estão bem melhor que o nosso!!!! Mas em Portugal e assim, o mais importante fica para depois!!!! C.C.

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais quem tece tão grande comentário deve no mínimo deixar o nome, isto de comentários anónimos daria panos para mangas. É coisa que, pessoalmente, abomino, por isso será a última vez que vou aceitar algo do género... Mas como respeito o direito à opinião estou a abrir uma excepção (embora não concorde com o tom sarcástico inicial, revela falta de bom senso, uma vez que não nos conhecemos sequer).
    Agora voltando ao cerne da questão, escolheu um péssimo exemplo, aliás não podia escolher exemplo pior!!! Sabe, é que eu sou Educadora de Infância e já mudei imensas fraldas!
    Depois tanto um licenciado como um não licenciado chamariam um socorrista, sendo que a maioria dos licenciados deveriam possuir um curso de socorrismo, que regra geral é parte integrante do curso, mas realmente nem chego a entender esse seu exemplo muito sinceramente!
    E, "E será quem esta assim tão feliz por ser licenciado e ter emprego com facilidade, a custa da infelicidade dos outros?!!!", pressuponho que já tenha recusado imensos empregos porque parou para pensar na tristeza dos outros...
    O bom ou mau desempenho dos profissionais já vai depender da avaliação de quem os contrata, como em tudo há bons e maus.
    Para finalizar só tenho a dizer que se as pessoas são assim tão boas na profissão que exercem deveriam procurar especializar-se, porque querer ser melhor nunca é demais...

    ResponderEliminar