
Ao ler a activa deste mês deparei-me com uma questão de uma leitora que mexe com um assunto sobre o qual tenho uma opinião bem demarcada. A questão era sobre a pensão que os ex-maridos têm que providenciar às ex-mulheres, e não estou a falar aos filhos, mas sim às mulheres quando estas se encontram em situação de desemprego... A senhora estava muito pesarosa porque ouviu dizer que a lei tinha mudado e que essa pensão iria deixar de ser atribuída, já estava divorciada há um ano e não recebia há muitos meses e temia que com a nova lei já não tivesse direito, e mais... estava a passar muito mal!!! (Pausa para eu respirar um bocado!
Aquilo que eu pensei mal acabei de ler aquilo:
Vai mas é trabalhar oh malandra!!! Por amor de Deus mulheres (e falo apenas para aquelas com M grande e que vão entender isto) onde é que pára a dignidade, o orgulho próprio, a decência e a integridade desta gente??? Mas quem é que aceita ser sustentada por um homem, ainda para mais um homem que já não quer estar connosco?! A maioria das vezes o ex conjugue já tem a vida refeita e continua a sustentar a ex porque, se esta decidir estar 9 anos sem trabalhar (sim conheço um caso), a lei o obriga?! Fico bastante feliz que a lei tenha mudado, porque era simplesmente ridícula! Onde é que ficavam os direitos de igualdade no meio disto tudo se a mulher era ridículamente beneficiada? Onde é que estava a indepêndencia da mulher? Não estava em lugar algum...
Infelizmente a senhora vai ter direito à sua pensão pelos anos que entender ficar em casa a ser sustentada porque a lei apenas mudou após o seu divorcio mas é pena... tanta escada para ser lavada... sempre era mais digno!
P.S.: Depois andam para ai as Jaciaras deste mundo a receber milhares do ex e a fazerem figuras tristes...